Pesquisadores, sobreviventes, apoiadores e médicos reúnem-se para discutir inovações em pesquisa, tratamento e apoio à luta contra o câncer de pulmão na maior conferência mundial sobre a doença

TORONTO, Sept. 26, 2018 (GLOBE NEWSWIRE) -- Pacientes, sobreviventes e apoiadores unem-se a pesquisadores e médicos de todo o mundo para discutir o futuro do câncer de pulmão na 19ª Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC, em inglês) da Associação Internacional para Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC, em inglês) em Toronto, Canadá. A primeira conferência de imprensa destacou um recorde no número de participantes registrados (mais de 7.300), analisou as comunidades de pacientes e cuidadores que trabalham para acelerar a pesquisa, avaliou os dados da pesquisa sobre as necessidades emocionais dos sobreviventes do câncer de pulmão e sublinhou o impacto da caracterização genômica abrangente sobre o tratamento de pacientes.

A conferência de imprensa foi iniciada com uma mensagem de boas-vindas dos Copresidentes da conferência Natasha B. Leighl, M.D., BSc, MSc; Andrea Bezjak, M.D., FRCPC, MSc e Gail Darling M.D., FRCSC, que trabalharam incansavalmente para tornar a conferência deste ano em Toronto um grande sucesso.

Comunidades de pacientes e cuidadores voltadas para oncogene criaram um novo paradigma para a pesquisa do câncer de pulmão de células não pequenas
Análises recentes de comunidades de pacientes e cuidadores com foco em câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC, em inglês) com alterações genômicas mostraram que esses grupos estão melhorando os resultados ao dar suporte a pacientes e cuidadores, aumentando o conhecimento e a educação e acelerando a pesquisa.   
A porta-voz dos pacientes, Janet Freeman-Daily, o cofundador da comunidade conhecida como The ROS1ders, Robert C. Doebele, M.D., Ph.D. da Divisão de Oncologia Médica da Universidade do Colorado, e Christine M. Lovly, M.D., Ph.D. da Escola de Medicina da Universidade de Vanderbilt, trabalharam em equipe para identificar o impacto dos grupos de pacientes voltados para oncogene.

“Esses grupos voltados para oncogene criados por pacientes e cuidadores estão nos levando a uma nova era das parcerias de pesquisa do câncer de pulmão”, disse Freeman-Daily. “Ao colaborar com pesquisadores, médicos, grupos ativistas e a indústria, estamos acelerando a pesquisa das nossas próprias doenças”.
Leia o comunicado de imprensa na íntegra aqui.

Dados de uma pesquisa da Lung Cancer Alliance destaca as necessidades emocionais não atendidas dos sobreviventes do câncer de pulmão a longo prazo
Dados de uma pesquisa recente mostraram que os sobreviventes de câncer de pulmão indicam que os efeitos emocionais, ao contrário dos impactos físicos, são mais problemáticos para sobreviventes a longo prazo, após cinco anos. Maureen Rigney, uma assistente social clínica licenciada e Diretora de Iniciativas de Apoio da Lung Cancer Alliance (LCA), e sua equipe realizaram uma pesquisa online sobre o tratamento e histórias de 820 fumantes entrevistados.

“Sintomas como dificuldade de respirar e fadiga são apenas alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante e após o tratamento”, disse Rigney. “Emocionalmente, o estigma do câncer de pulmão e a ansiedade não acabam com o tratamento”.

Os sintomas tardios e de longo prazo mais comuns incluem dificuldade de respirar, fadiga, memória curta e ansiedade. A taxa de sobrevivência de longo prazo dos pacientes diagnosticados com câncer de pulmão continua a crescer, sendo necessárias pesquisas adicionais para entender completamente como dar o melhor suporte a essa população de pacientes.
Leia o comunicado de imprensa na íntegra aqui.

A caracterização genômica abrangente ajuda na identificação de opções terapêuticas personalizadas
Os resultados de um estudo recente demonstram que a caracterização genômica abrangente (CGA) é uma ferramenta útil para direcionar o tratamento do paciente, incluindo a identificação de terapias orientadas e o cadastro em testes clínicos.

Kimberly Rohan, enfermeira clínica do Edward Cancer Center em Naperville, Illinois, e sua equipe realizaram uma análise retrospectiva dos resultados da CGA coletada de 46 pacientes com um diagnóstico de câncer, identificando 263 alterações nessa população de pacientes.

“Estamos animados por ter atingido nosso objetivo, analisando como as informações obtidas na caracterização genômica pode impactar ou alterar o tratamento do paciente”, disse Rohan. “Nossos resultados, variando entre 6 e 13 por cento dos pacientes indicados para testes clínicos, ultrapassam o cadastro nacional para testes clínicos e destacam uma grande oportunidade para os pacientes que se submetem ao tratamento do câncer”.
Leia o comunicado de imprensa na íntegra aqui.
Transmissões ao vivo das conferências de imprensa diárias estão disponíveis aqui.
Sobre a WCLC
A Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC) é o maior encontro do mundo dedicado exclusivamente ao câncer de pulmão e outras malignidades torácicas, atraindo mais de 7.000 pesquisadores, médicos e especialistas de mais de 100 países. A conferência irá abranger uma ampla gama de disciplinas e revelar estudos de pesquisas e resultados de testes clínicos. Para obter mais informações, visite http://wclc2018.iaslc.org/. Siga a conferência nas mídias sociais com: #WCLC2018.
Sobre a IASLC
A Associação Internacional para Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) é a única organização global dedicada unicamente ao estudo do câncer de pulmão e outras malignidades torácicas. Fundada em 1974, a associação possui mais de 7.500 especialistas em câncer de pulmão em todas as disciplinas, em mais de 100 países, formando uma rede global que trabalha em conjunto para vencer os cânceres de pulmão e torácico em todo o mundo. A associação também publica o Journal of Thoracic Oncology, a principal publicação educacional e informativa para assuntos relacionados à prevenção, detecção, ao diagnóstico e tratamento de todas as malignidades torácicas. Visite www.iaslc.org para obter mais informações. Você também pode seguir a IASLC no Twitter, Facebook, LinkedIn e Instagram.

Contatos: 
Lisa Rivero Becky Bunn, MSc
Vice-Presidente   Gerente de Relações Públicas
lrivero@jpa.com| +1 617-657-1305Becky.Bunn@IASLC.org | +1 720-254-9509

Ads